"Estamos em:" "We are in:" "Nous sommes dans:" http://treinadoreshp.blogspot.com

quinta-feira, Maio 25, 2006

MARCAÇÃO HOMEM A HOMEM OU MARCAÇÃO INDIVIDUAL?

Segundo Visckaya e Jordan 2003, a partir de meados 2000, em várias modalidades desportivas o termo marcação "Homem a Homem", como nome de um sistema defensivo de uma equipa que pratica um desporto colectivo, caiu em desuso.
A marcação "Homem a Homem" era um termo utilizado por muitos treinadores de equipas masculinas, sobretudo por uma questão sonântica.
Uma vez que todo o desporto competitivo em geral começou a ser muito mais praticado pelo sexo feminino e, sendo a mesma modalidade e as mesmas tácticas praticadas, o termo marcação "Homem a Homem" foi gradualmente caíndo em desuso e substituido por "Marcação Individual".
Resumindo, a feminirização do desporto competitivo nas diversas modalidades, fez o termo, ou está a fazer o termo "Marcação Homem a Homem" desaparecer.
Nos dias actuais, marcação "Homem a Homem" ou "Marcação Individual", em termos tácticos e de objectivos, são exactamente a mesma coisa.
Segundo os mesmos autores, entende-se por "Marcação Homem a Homem" ou "Marcação Individual", uma marcação de cada jogador defensor, em torno do adversário atacante, independentemente do jogador que se marca ter ou não a bola.
Depois existem as variantes quanto ao pressing, quanto à proximidade dos defensores aos atacantes e quanto à profundidade da marcação...
Fonte: Visckaya e Jordan 2003, in Acção de Formação "Sports System's" - Londres

1 Comentários:

  • Julgo k nao sera demais dar-lhe os parabens! Em primeiro lugar mt agradecido pela forma como respondeu a uma duvida minha; em segundo lugar obrigado por ter esclarecido essa mesma duvida!

    De facto procurei em varios sites na internet e em todos (TODOS) eles aparecem indistintamente os conceitos de HxH e Individual quando se refere a marcaçao!

    No entanto, a minha concepçao tera que ser alterada, por INDIVIDUAL é uma marcaçao 1x1 mas em k um determinado Individuo marca outro. Ja o HxH (e aki o H é grande, por uma questao de genero ;-) ) é uma marcaçao 1x1 em que eu enquanto defensor marco o adversario que estiver no meu raio de acçao nakele instante, nao me preocupando se havera seguimento na marcaçao na jogada seguinte e seguinte e seguinte...marcando sempre akele que esta mais perto!

    è por este motivo que eu tinha dificuldade em ver os dois conceitos juntos e indissociados! Fica o k se custuma e maioria diz... MAIS UMA VEZ OBRIGADO

    Nuno V Carrao

    Por Anonymous Anónimo, Às 01:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial