"Estamos em:" "We are in:" "Nous sommes dans:" http://treinadoreshp.blogspot.com

domingo, Junho 25, 2006

O QUE É O JOGO? O QUE SÃO OS JOGOS DESPORTIVOS?


O que é o jogo?

Esta é uma pergunta para a qual não se encontrou resposta durante muito tempo. A maioria das definições considera que o jogo é uma actividade específica à infância ou ao processo de formação e desenvolvimento do ser humano.
Constatou-se que o Homem é um ser lúdico ao longo de toda a sua vida. Desde a infância até à velhice o Homem brinca permanentemente por várias razões (necessidades, propensões, precisões, etc…) interiores e ou exteriores (que impelem para acções diferentes). Neste estádio de conhecimento do fenómeno, numerosos especialistas tentaram responder à pergunta “O que é que é o jogo?”.

No livro “A Terminologia da Educação Física e do Desporto” (1973) as noções de jogo e de jogo desportivo são definidas da seguinte forma:

- O jogo é uma actividade complexa, preponderantemente motriz e emocional, desenvolvida espontaneamente segundo regras preestabelecidas, com fim recreativo, desportivo e ao mesmo tempo de adaptação à realidade social.

- O jogo desportivo é um conjunto de exercícios físicos praticados sob a forma de jogo com um certo objecto (bola, disco, etc.) de dimensões diferentes, mediante o qual duas equipas ou dois adversários competem entre eles sob certas regras de organização e desenvolvimento.

O que são os jogos desportivos?
- Definição:
Segundo E. Bayer (1987) a definição da noção de jogo desportivo tem em consideração 3 elementos distintos:

1 - Actividade do jogador;
2 - Ideia do jogo;
3 - Regulamento do jogo.

1 - A actividade do jogador pode ser apresentada, acompanhando com atenção “o que faz?” e “como se comporta” um desportista durante um jogo.

2 - Ideia do jogo e o conjunto de princípios (regras) subordinados precisam das mais racionais formas ou modalidades de acção dos jogadores (equipa), com vista à obtenção do melhor resultado possível. A ideia de jogo surge, primeiro, no momento da aparição do jogo e, depois, quando do encontro dos melhores procedimentos de realizar o objectivo que se propõe cada jogo.

3 - Regulamento do jogo é o acto normativo, elaborado oficialmente para cada modalidade desportiva. Ele estipula todos os pormenores necessários quanto à organização e desenrolar do jogo. Simultaneamente, ele é o documento através do qual se regulamenta o comportamento dos desportistas (equipa), dos treinadores e de todas as pessoas que ajudam ou participam no devido desenvolvimento da competição. A dependência de regras ou a observância das mesmas é já um fenómeno social que regulamenta a “liberdade” dos jogadores.

- Características:
Os jogos desportivos têm a sua origem nos exercícios de competição /em geral) e nos jogos de movimento (em particular) a que foi incutido um pronunciado carácter desportivo. Da lista das características dos jogos desportivos elaborada por L. Teodorescu (1975) as principais características são:

- Existência de um objecto de jogo;
- Carácter de competição completo;
- Regras de jogo unitárias;
- Arbitragem oficial neutra;
- Delimitação da duração de jogo;
- Estabelecimento dos critérios de avaliação;
- Standartização do inventário do jogo, aparelhagem e dimensões;
- Técnica e táctica características para cada jogo desportivo;
- Sistema competitivo bem determinado;
- Beleza do espectáculo desportivo;
- Estrutura motora particular para cada jogo desportivo;
- Gestão desportiva específica;
- Teoria e metodologia geral válidas para todos os jogos desportivos e específicas para cada jogo desportivo;
- Implementação da pesquisa científica;
- Utilização na actividade de lazer;
- Lançamento do conceito metódico de preparação pelo jogo ou “o método lúdico” que entram em correlação com os métodos clássicos de treino.

- Sistematização dos jogos desportivos segundo o critério da associação das regras de jogo: (H. Dobler tem em consideração 4 critérios)

1- Jogos desportivos com alvos; (Exemplo: Futebol, Andebol, etc…)
1.1- Com contacto corporal admitido;
1.2- Sem contacto corporal;

2- Jogos com retorno; (Exemplo: Voleibol, Ténis, Badmington, etc…)
2.1- Individual e pares;
2.2- Por equipas de três;

3- Jogos com batida da bola; (Exemplo: Basebol, Basquetebol, etc…)

4- Jogos de envio da bola ao alvo por percursão, impulso e batida; (Exemplo: Bilhar, Criquete, Boccia, etc…)
Fonte: Ioan Bota e Dumitru Colibaba-Evulet, in "Jogos Desportivos Colectivos - Teoria e Metodologia", Edições Piaget, 2001

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial